EDITORIAL

Saiba como fazer Otimização de Sites com SEO para o Google

SEO no Google

Otimização de Sites: SEO no Google

SEO significa Search Engine Optimization (otimização para mecanismos de busca) e é um conjunto de estratégias para Otimização de Sites, Blog e páginas na web com o objetivo de alcançar bons rankings orgânicos gerando tráfego e autoridade para sua Empresa no mundo digital.

Sem tráfego, é muito difícil gerar leads e vendas, por isso a Otimização de Sites é tão importante.

Uma pesquisa da Zero Limit aponta que 67,6% das pessoas clicam nos 5 primeiros resultados da busca.

O percentual cai drasticamente entre o 6º e o 10º resultado, que concentram, de acordo com a pesquisa, 3,73% dos cliques, e apenas 5,59% dos usuários avançam até a 2ª página do Google ou mais.

Quando o assunto é Tráfego Pago no Google, cerca de 15% clicam nos resultados patrocinados, e os demais fazem novas buscas ou simplesmente desistem.

Neste artigo, trazemos alguns conceitos e boas práticas para melhorar o SEO, e consequentemente, o posicionamento do seu site no Google, a fim de atrair mais clientes e aumentar a renda do seu negócio.

Como o SEO e o Google funcionam juntos no processo de Otimização de Sites?

A piada online sobre esconder corpos na 2ª página do Google destaca a importância de aparecer na 1ª.

De forma geral, SEO e Google funcionam a partir de um cruzamento de critérios e variáveis do algoritmo para que o mecanismo de busca exiba seu site onde ele vai fazer mais sentido para o usuário.

Conheça os principais critérios da Otimização de Sites no Google:

PageRank: Essa métrica de Otimização de Sites criada por Larry Page, avalia a importância de um site, explorando 3 fatores essenciais: quantidade de links, qualidade e contexto.

TrustRank: Já essa outra métrica de Otimização de Sites é crucial para a garantir a legitimidade do seu site, onde a autoridade e a confiança do seu conteúdo influenciam nos rankings do Google. Os algoritmos do Google sofrem mais de 500 atualizações por ano. Listamos abaixo as principais atualizações nos algoritmos do Google que ficaram marcadas na história.

Florida: Você já deve ter se deparado com uma série de anúncios apelativos, como por exemplo, aquelas famosas promessas de emagrecimento rápido, muitas vezes, sem nenhum tipo de embasamento médico. Até 2003, o Google era recheado desse tipo de conteúdo. Foi aí que entrou a primeira grande atualização do algoritmo do Google, a Florida, punindo sites que faziam repetição forçada e excessiva de palavras-chave, cujo objetivo era manipular o Google para garantir um bom posicionamento.

Panda: Em 2011, o Panda começou a penalizar sites com conteúdo de baixa qualidade, como sites que duplicavam conteúdo com excesso de anúncios. Nesta época, cerca de 12% dos resultados de busca foram impactados pela mudança e inúmeros sites despencaram no posicionamento do Google.

Penguin: Em 2012, o algoritmo Penguin começo a banir sites que usavam técnicas de SEO para aumentar suas classificações de forma artificial e manipulada com palavras-chaves repetidas e fora do contexto. A ideia foi dar um fim na super otimização de textos âncora e valorizar o conteúdo em si. Mais de 3% dos sites foram afetados negativamente com essa atualização.

Hummingbird: Em 2013 o algoritmo Hummingbird fez uma revisão completa dos algoritmos anteriores e começo a exibir resultados de busca mais abrangentes, que vão além da palavra-chave exata.

HTTPS/SSL Update: Em 2014 o foco do algoritmo foi a segurança da navegação. A partir dessa data, sites com cadeado e HTTPS passaram a ganhar pontos no ranqueamento do Google. Essa atualização se reflete até hoje, inclusive tirando sites do ar que não tem um Cerificado SSL.

Mobilegeddon - Mobile Friendly Update: Com a navegação cada vez mais frequente por meio de celulares, chegou a hora de garantir melhores experiências também para os usuários de dispositivos móveis. A partir dessa atualização em 2015, a exigência era que os sites oferecessem um design mobile friendly, com foco na usabilidade e velocidade para quem acessasse as páginas a partir de celulares ou tablets.

Rankbrain: O algoritmo Rankbrain também veio em 2015, acompanhado de inteligência artificial e um sistema de aprendizado de máquina para interpretar o que o usuário deseja, ficando mais fácil e intuitivo para o Google entregar resultados cada vez mais relevantes e valorizando o conteúdo.

Fred: Em 2017 o Google voltou a penalizar conteúdos de baixa qualidade e excesso de propaganda com o algoritmo Fred. Com isso, enquanto sites cujo único objetivo era a geração de receitas despencaram e aqueles que produziam conteúdo relevante subiram merecidas posições no ranqueamento do Google.

Medic Core Update: Em 2018 o algoritmo Medic Core Update veio para identificar a autoridade de um site e avaliar a experiência que ele proporciona, foi quando o Google começou a aplicar fatores de classificação para garantir que só conteúdo de qualidade tivessem melhores posicionamentos nos resultados da pesquisa do Google.

BERT: Em 2019 o algoritmo do Google evoluiu. A atualização Bidirectional Encoder Representations from Transformers, ou apenas BERT aprimorou ainda mais a capacidade de compreensão da linguagem humana pelos robôs do Google, onde a leitura das buscas, tanto por texto quanto por voz, começou a ser feita por uma tecnologia de redes neurais, que simula as nossas sinapses. Com o BERT, o Google é capaz de entender o contexto em que uma palavra-chave usada, permitindo entender o mais importante; a intenção de busca.

Florida 2: Ainda em 2019, este algoritmo do Google serviu para reforçar que o foco total do buscador vai para a experiência do usuário, representando até 96% de todo o tráfego de pesquisas na web. Em outras palavras, ou a sua estratégia de Marketing Digital resolve o problema do usuário que chega até o seu site, ou alcançar o topo do Google se tornará uma tarefa muito difícil.

December 2020 Core Update: O algoritmo December 2020 Core Update está entre as atualizações mais profundas dos últimos anos, afetando sobretudo Empresas da área da saúde, como medicina alternativa, cuidados para idosos, namoro e esportes. Esta atualização teve como foco a qualidade do conteúdo dos sites, penalizando aqueles cujas publicações não estiverem em conformidade aos padrões do Google.

Aqui na Amida, é comum chegar novas Empresas preocupadas devido a uma súbita diminuição no tráfego orgânico de seus sites, aparentemente sem razão aparente.

Frequentemente, a queda na audiência está relacionada a problemas nas novas métricas de desempenho estabelecidas pelo Google, por isso, nossa equipe de desenvolvedores e web designers estão sempre se atualizando com as mudanças do algoritmo do Google para que seu site esteja sempre bem otimizado no Google.

De forma objetiva, nós analisamos o SEO do seu site sobre 2 aspectos:

SEO on-page: Refere-se a todos os elementos de classificação do Google que são avaliados diretamente na página que se pretende otimizar, tais como títulos, conteúdo, desempenho e estrutura.

SEO off-page: Abrange todas as variáveis de SEO que o Google analisa, mas que não estão totalmente sob seu controle, dependendo de outros sites, Redes Sociais e Blog do seu segmento de negócio.

Embora distintos, esses aspectos não são opcionais; otimizar ambos é essencial para alcançar sucesso no SEO do Google.

Otimização de Sites com SEO On-Page

O SEO on-page são as práticas de Otimização de Sites feitas dentro do seu próprio site com o objetivo de aumentar a sua visibilidade nos rankings do Google e receber tráfego qualificado.

Na elaboração do SEO on-page do seu site aqui na Amidia, destacamos 6 pontos importantes:

1. Design e Usabilidade: Design e usabilidade são elementos essenciais do SEO on-page. Melhorar a performance do site e adequá-lo para os dispositivos móveis (sites responsivos) são fundamentais.

2. Conteúdo de Qualidade: Tirar dúvidas e resolver problemas do usuário, além de permitir que o conteúdo seja visualmente agradável e mobile-friendly são os elementos-chave de um conteúdo de qualidade.

3. Títulos Impactantes: Um “SEO Title” relevante, criado conforme os padrões do Google, um conteúdo com títulos internos atrativos e compreensíveis e urls amigáveis, também são fundamentais para atrair leitores desde os resultados de busca até o site.

4. Descrições Relevantes: As “meta descriptions”, descrições do Google, são decisivas na escolha do leitor, por isso criamos “metas relevantes” com o seu conteúdo e que atraiam o seu público-alvo no momento da busca no Google.

5. Estrutura de Texto: Aqui exploramos a importância da hierarquização do texto com heading tags (H1, H2, H3, etc) na organização do texto e a utilização de palavras-chave de maneira estratégica e otimizada.

6. Links Internos: O tempo de permanência na página é vital, por isso, a criação de links internos funcionam como um atalho e contribuem para melhorar a experiência do usuário e o engajamento do conteúdo.

Otimização de Sites com SEO Off-Page

No SEO off-page nos preocupamos com os fatores externos “fora do site” que influenciam no ranqueamento do seu site no Google partindo de outros sites, Redes Sociais e Blog.

Na elaboração do SEO off-page do seu site aqui na Amidia, destacamos 4 pontos importantes:

1. Link Building: Aqui exploramos a importância das indicações externas por meio de links e como isso pode solidificar a posição do seu site como uma referência em determinado assunto, aumentando a autoridade do seu site.

2. Guest Post: A publicação de conteúdo relacionado com o seu negócio em outros sites e Blog de conteúdo relacionado pode impactar positivamente seu ranqueamento no Google.

3. Autoridade: Aqui a autoridade do seu site é aprimorada à medida que mais referências externas o apontam, indicando conhecimento e confiança e aumentando sua credibilidade.

4. Linkbait: O “linkbaiting” ou “isca de links” é uma estratégia para criar conteúdo que atraiam backlinks naturais e de alto volume para um domínio. Essa prática aumenta as chances de ser vinculado ou “linkado” a outros sites. Existem vários como o “linkbait de humor” que atrai com entretenimento, o “linkbait de informação” que soluciona problemas e compartilha conhecimento, o “linkbait de influencer” que capitaliza sobre figuras de destaque e o “linkbait de novidade” que aproveita o impacto e viraliza.

SEO: Técnica da Otimização de Sites

O SEO técnico trata de melhorias internas no site, porém, menos focadas em conteúdo e mais voltadas para programação e usabilidade na Otimização de Sites.

Veja abaixo a importância dessas otimizações do SEO para garantir uma presença online eficaz:

1. Experiência do Usuário (UX): A “UX” busca proporcionar a melhor experiência possível ao usuário. Aqui, combinamos utilidade e facilidade de uso, conquistando a lealdade dos clientes.

2. Velocidade de Carregamento: A velocidade de carregamento de uma página muitas vezes é negligenciada, mas é crucial tanto para os usuários quanto para os algoritmos do Google. A lentidão de um site pode afetar a indexação do Google e afastar os visitantes.

3. Protocolo HTTPS: Com essa criptografia entre o dispositivo do usuário e o servidor, vamos melhorar a segurança, proporcionando uma experiência mais confiável.

4. Sitemap.xml: O sitemap é o mapa do seu site. Ele simplifica e facilita a indexação para os robôs do Google. Existem algumas plataformas na web que criam seu sitemap.

5. Robots.txt: O arquivo robots gerencia o tráfego de rastreamento, influenciando quais páginas são indexadas pelo Google.

6. Rich Snippets: Para destacarmos seu site nos resultados de pesquisa do Google, os Rich Snippets destacam informações adicionais. Essa prática pode atrair a atenção dos usuários ao fornecer detalhes valiosos antes mesmo de clicarem no link.

7. Redirect 301: Quando um site apresenta o erro 404, os redirecionamentos de links que não existem mais no seu site para outros links relacionados reais, resolvem esse problema, preservando a experiência do usuário e melhorando o SEO.

8. Canonical Tag: Aqui, prevenimos problemas de conteúdo duplicado que atrapalham muito o SEO.

9. SEO para Dispositivos Móveis: O SEO para dispositivos móveis é essencial, especialmente diante da crescente preferência por navegação via celulares e tablets.

Eu sei, é muita coisa pra pensar e fazer, mas não se preocupe, estamos aqui para lhe ajudar, conte com a Amidia e destaque seu site no Google. Conheça nossos serviços de SEO.

Site Responsivo x Site Mobile

Para adaptar os sites para dispositivos móveis, existem 2 caminhos: o mobile e o site responsivo.

O primeiro é um site totalmente diferente, feito especialmente para esses dispositivos, com subdomínios próprios. Já no segundo caso, o site é um só.

Ao contrário do site mobile, o responsivo tem um layout e funções únicas que se adaptam de acordo com o dispositivo que você usa para acessá-lo.

Veja alguns recursos que utilizamos para otimizar seu site e garantir uma melhor experiência do usuário:

1. Otimização de Imagens: A otimização de imagens é crucial para o SEO do seu site. Aqui, o Google garante que seu conteúdo visual seja reconhecido e classificado adequadamente nos resultados de pesquisa. Em nosso serviço de Hospedagem de Sites, oferecemos ferramentas de compressão de imagens que vão ajudar nessa otimização, melhorando a performance do seu site em dispositivos mobile.

2. Nome do Arquivo: Escolher um nome de arquivo é estratégico para suas imagens. Incorporando a palavra-chave, separada por hifens, no nome do arquivo, contribui significativamente para a compreensão do Google sobre a relevância da imagem em relação ao conteúdo.

3. Texto Alternativo (Alt Text): Adicionar um texto alternativo às suas imagens é altamente recomendado. Incluindo uma descrição mais detalhada e palavras-chave, você não apenas informa os robôs do Google sobre o conteúdo da imagem, mas também melhora a experiência do usuário em situações de conexão limitada.

4. Tamanho da Imagem: O tamanho da imagem é crucial para a eficiência do site. Quando criamos e otimizamos seu site para o Google, evitamos imagens pesadas para garantir tempos de carregamento mais rápidos, especialmente para usuários com conexões mais lentas, e ainda temos ferramentas de performance que ajudam nessa etapa.

Qual é a importância da pesquisa de palavras-chave no SEO?

As palavras-chave são a espinha dorsal de qualquer estratégia de SEO. Elas estabelecem a conexão vital entre os motores de busca e sua Empresa, sendo a “chave” para atrair o público certo e direcionar tráfego para seu site.

Portanto, a escolha cuidadosa das palavras certas pode posicionar seu site no topo dos principais buscadores, proporcionando visibilidade e alcance ao seu público-alvo.

Conheça os tipos de palavras-chave:

Head Tail Keyword: Aqui, as palavras-chave são formadas por um único termo e são altamente buscadas pelos usuários. Se, por um lado, o uso das head tails é tentador pelo alto volume de buscas, por outro, pode deixá-lo bem longe de atingir seu objetivo devido à grande concorrência.

Long Tail Keyword: Aqui, as palavras-chave são formadas por vários termos e são menos concorridas. Investir nessas palavras-chave pode melhorar o posicionamento do seu site. As palavras-chave de cauda longa delimitam efetivamente o tema do conteúdo, atraindo um público mais segmentado e engajado.

5 benefícios e vantagens do SEO para sua Empresa:

O SEO bem-feito no seu site, pode trazer uma série de benefícios impactantes para sua Empresa, como:

1. Aumento de Tráfego: O SEO pode não apenas posicionar seu site, mas também aumentar significativamente o tráfego. Um site bem otimizado, repleto de conteúdo relevante, atrai as pessoas certas que estão buscando informações relacionadas ao seu nicho de atuação.

2. Geração de Leads: Com a confiança gerada pelas recomendações do Google, você transforma visitantes em potenciais clientes (leads), fortalecendo sua base de contatos.

3. Aumento nas Vendas: O investimento em SEO não só impulsiona as visitas, mas também contribui para o aumento das vendas. Com a visibilidade conquistada através do SEO, você transforma seu investimento em lucro tangível.

4. Construção de Reputação: Estar em destaque nos mecanismos de busca não é apenas resultado de sorte, mas sim do reconhecimento do Google por diversos fatores de qualidade que contribuem para o fortalecimento da reputação da sua marca, ganhando respeito e confiança dos usuários.

5. Fidelização dos Consumidores: O SEO desempenha um papel crucial no processo de fidelização de clientes. Já dizia Philip Kotler que investir em SEO para os clientes existentes pode ser mais eficiente do que focar apenas na prospecção.

SEO no YouTube

Assim como o Google, o YouTube é um poderoso mecanismo de busca, exigindo otimização eficiente para maximizar a visibilidade dos seus vídeos.

1. Palavras-chaves: A escolha das palavras-chave certas para otimizar seus vídeos no YouTube é fundamental, afinal, é por elas que tudo começa.

2. Títulos: A otimização do título do vídeo também é crucial para atrair a atenção do público e dos algoritmos de busca do YouTube. Com títulos envolventes e atrativos, você aumenta as chances de destaque na plataforma.

3. Tags: Embora não seja tão usada, o uso estratégico de tags aprimora a classificação do seu vídeo no YouTube.

4. Legendas: Adicionar legendas aos seus vídeos também é parte essencial da otimização. As legendas não apenas melhoram a Acessibilidade, mas também contribuem para um melhor desempenho nos resultados de busca do YouTube.

5. Interação com o Público: A interação com o público com incentivo as inscrições no canal são componentes vitais do SEO no YouTube, criando um relacionamento mais sólido com a audiência, impulsionando o engajamento e a fidelização dos usuários.

SEO na prática: Como fazemos o SEO para sua Empresa

Veja como fazemos o SEO do jeito certo para sua Empresa em apenas 6 passos:

1. Definimos Rumos: Exploramos a importância de estabelecer metas mensuráveis ao iniciar uma estratégia de SEO para sua Empresa. Ter objetivos claros é o primeiro passo para o sucesso no Marketing Digital.

2. Arrumamos a Casa: Fazemos um diagnóstico abrangente do seu site antes de você iniciar investimentos em melhorias seguindo um checklist de elementos como URL amigável, pesquisas de palavras-chave, título da página, velocidade de carregamento do site, links entre páginas, link Building e conteúdo relevante.

3. Cadastramos seu Site no Search Console e no Google Meu Negócio: Com essas plataformas do Google, em nosso serviço de manutenção e acompanhamento de SEO, oferecemos relatórios completos e aceleramos a indexação pelo Google, contribuindo significativamente para o desempenho online da sua Empresa.

4. Personas e Jornadas: Mapeando personas e jornadas, vamos entender dados cruciais sobre seus clientes, analisando localização geográfica, interesses, gênero, idade, e as necessidades de seus clientes para encontrar as palavras-chave ideais.

5. Otimização Contínua: Otimizando constantemente o conteúdo do seu site evitamos a obsolescência. A criação contínua de novos conteúdos é vital para atrair clientes e manter seu site sempre relevante no cenário digital.

6. Palavras-Chave Sob Medida: Aqui, identificamos as palavras-chave mais eficientes com insights para criar um conteúdo que atendam às necessidades específicas do seu público-alvo.

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